Grupo de Suça Tiua Benvinda

Espaço cultural parceiro

O Grupo de dança Tia Benvinda foi criado em janeiro de 2017 , mas é resultado extraclasse de um projeto que nasceu dentro da Escola Nossa Senhora de Fátima, quando se estudou o município e seu patrimônio cultural. Os membros participaram do grupo de suça da escola, chamado de Dona Feliz, época em que estudaram na referida unidade escolar. É denominado TIA BENVINDA, em homenagem a uma negra da comunidade, da zona rural, que gostava e dançava muito bem a suça e que participou do início do processo de repasse dos ensinamentos às novas gerações na década de 1990.

Como coletivo cultural, o GRUPO DE SUÇA TIA BENVINDA é uma atividade que foi incentivada pelo interesse dos jovens integrantes em continuar praticando a ação, pela grande demanda turística existente e pelos apoios recebidos - da professora Verônica Tavares que se tornou a responsável pelo grupo, da entidade cultural (ASCCUNA), COMTUR de Natividade, SEBRAE e de alguns mestres populares, que juntos, tem contribuído para a continuidade e para a manutenção dinâmica das diferentes identidades culturais no interior do Brasil.

Ampliando os objetivos e com a intenção de gerar renda para os adolescentes e familiares integrantes do Grupo de Suça Tia Benvinda, a busca pelas parcerias deu certo e através da empresa Simone de Natividade que elaborou o projeto, o grupo foi contemplado no Prêmio de Culturas Populares Leandro Gomes de Barros - ano 2017, que estruturou o grupo e propiciou juntamente com os parceiros citados acima a possibilidade de capacitar os membros na oficina de artesanato em casca de cajá e cerâmica referente a cultura nativitana. Hoje os instrumentos musicais utilizados pelo grupo são confeccionados por eles. Além disso, os souvenires produzidos tematicamente sobre a arquitetura colonial da cidade ajudam e muito na renda desses integrantes. SAIBA MAIS



1 visualização0 comentário

Esse projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento ao circo do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goias 2018